Dos doces típicos e quadrilhas à parada LGBTQIA+ junho é festa, tradição e manifestação!
JUNHO É MÊS DE FESTA!
O mês de junho é especial para todos os brasileiros que comemoram nas tradicionais festas juninas, nas quais mesmo os menos fanáticos e inclusive ateus se divertem nas festividades de São João, Santo Antonio e São Pedro.
Ah que delícia é assistir as quadrilhas nas escolas, clubes, nas igrejas, no CTN, nas mais diversas casas de promoção das festas juninas, e que delícia é cuidar da fantasia e até participar desses eventos no figurino típico. Vale o traje todo ou só um chapéu, uma pintura no rosto, um jeitinho junino de estar na movimentação típica.
As festa juninas atraem os apreciadores de bingos beneficentes, e as comidas típicas que estão nos corações de todos os brasileiros, da pamonha, pastel, churrasquinho, canjica, arroz doce, doces, e iguarias que estão na memória afetiva dos paulistanos, dos brasileiros.
E por falar em Santo Antonio, junho também é mês do dia dos namorados, festa romântica, particular ou em restaurantes e casas noturnas, é dia de festa!
Junho também é marcado por uma festa, um protesto, reivindicação, manifestação em sua forma mais festiva e alegre : a Parada LGBTQIA+ na Avenida Paulista.
A parada é um dos três eventos premiados pelo TAC 2007 da Paulista – um termo de ajuste de conduta firmado entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Ministério Público, através do qual diversos problemas e casos ocorrentes na Avenida Paulista foram resolvidos mediante um acordo com regras e disposições para serem seguidas pelo Município, tendo também em termo complementar a participação da associação que gere a parada.
É celebração, é manifestação é reivindicação e é respeito por quem participa, por quem acompanha, por quem assiste, grito de dignidade e respeito a uma comunidade que trabalha, vive, mas tem que enfrentar o preconceito em todas as suas formas.
O respeito ao TAC 2007, como ocorrido em 2023, é sem dúvida uma das formas que a Parada tem para mostrar as lutas pautadas em décadas de suas edições e estabelecer diálogo com toda a sociedade paulistana e até internacional.
As festas de junho, todas, merecem destaques e celebrações, com respeito aos que delas participam e aos que delas se afastam por impedimentos ou por vontade.
Feliz junho festivo!
Raphaela Galletti
Autor: Raphaela Galletti
Fonte: BOLETIM MOVPAULISTA