Os locais foram revitalizados pela equipe de zeladoria da Regional de Pinheiros

O combate ao descarte irregular ganhou cara nova para os moradores da região de Pinheiros. Desde o mês de abril que as equipes de zeladoria não só estão recolhendo o material despejado em praças e vias como transformando esses locais em áreas verdes. O objetivo dessa ação é deixar os espaços mais seguros, agradáveis e também inibir o descarte.

Foram realizados os serviços de limpeza como varrição e capinação e também instaladas floreiras, doadas pelo setor privado, para impedir que veículos consigam despejar os materiais diretamente nas calçadas ou praças.

Somente nesses primeiros meses de 2018 (janeiro-abril) já foram retirados 1.177 toneladas de entulho em ações de limpeza de descarte irregular pela regional de Pinheiros.

Ecopontos

A região de Pinheiros conta com três ecopontos que são locais de entrega voluntária e gratuita de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos como móveis, restos de poda de árvores e resíduos recicláveis.

Endereço Ecopontos Prefeitura Regional Pinheiros:

- Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira – Alto de Pinheiros

- Praça do Cancioneiro, nº 15 (Baixos da Ponte Engenheiro Ary Torres) – Pinheiros

- Rua Inácio Pereira da Rocha - Pinheiros

Operação Cata-bagulho

O serviço de Cata-bagulho é gratuito e ocorre todo sábado, a partir das 7h, e tem como objetivo impedir que materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos, madeiras e metal sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios.

Para saber o cronograma da operação da Prefeitura Regional de Pinheiros clique aqui.

Crime Ambiental

O descarte irregular de qualquer tipo de material em vias públicas é passível de multa de R$ 18 mil, conforme estabelece a Lei de Limpeza Urbana, nº13.478, além de ser considerado crime ambiental.

Para denunciar basta ligar para o 190 da Policia Militar para o flagrante da ação de descarte ou abrir chamado no portal 156 da Prefeitura para solicitar a limpeza do local.

 

Marco Antonio Jordão Magalhães

Publisher