No sábado 28 de abril, os moradores da região da Avenida Paulista participaram na eleição para a escolha dos membros do Conselho Gestor Local da Avenida Paulista.

Ao todo, três membros da sociedade civil concorreram para duas vagas disponíveis.

Com 120 e 14 votos, respectivamente, Raphaela José Cyrillo Galletti e Andrew Johson Pereira de Oliveira foram eleitos para compor o conselho. Eduardo Braga Dias, terceiro concorrente, recebeu 13 votos, totalizando o voto das 147 pessoas que compareceram no local de votação, entretanto foram computados 146 votos válidos, pois um dos votos foi rasurado, deixando a primeira colocada eleita com 119 votos. 

A abertura da urna e contagem dos votos aconteceu na noite da última quarta-feira dia 2 de abril, na Prefeitura Regional Sé, e teve a presença de funcionários da regional, fiscais e candidatos.

Os membros eleitos farão parte do conselho pelo período de vinte e quatro meses.

Além dos representantes eleitos, o órgão terá a participação de dois representantes da Prefeitura Regional Sé, um da CET e um do Conselho Participativo.

O Prefeito Regional, Eduardo Odloak, avaliou de maneira positiva a eleição. “Foi uma eleição que nos surpreendeu. Não houve nenhuma ocorrência e tivemos a presença de muitas pessoas que exerceram seu papel para escolherem seus representantes. Agora o Conselho deve nos auxiliar a deliberar sobre os assuntos do local.” 

No Decreto 57.056/2016, que cria o Programa Ruas Abertas, está prevista a criação do conselho que terá a finalidade de apoiar, fortalecer, implementar, apresentar propostas alusivas ao Programa Ruas Abertas, bem como receber e apreciar sugestões e reclamações dos munícipes.

Ainda estamos longe dos ideais de participação popular nessas questões, uma vez que a Avenida Paulista possui mais de 20 mil moradores, e apenas 147 compareceram.

Para que a comunidade, a cidade, o país melhorem e para que questões políticas sejam de fato discutidas, aclaradas e cobradas, é fundamental que a população participe cada vez mais e faça valer seu direito constitucional de voto.

Lembrando que já é a segunda eleição consecutiva que a Raphaela Galletti participa e vence (já foi eleita para o Conselho Gestor dos Parques Paulista), demonstrando o reconhecimento público pelo trabalho que ela vem realizando ao longo de vários anos a frente do Movimento dos Moradores da Avenida Paulista.

Parabéns aos eleitos que passam a ter uma responsabilidade maior no sentido de ordenar e legalizar as ações na Avenida Paulista, que continuam a contribuir para o estresse dos moradores.

  

Marco Antonio Jordão Magalhães

Publisher


Foto: Fernanda Magalhães 

Marco Antonio Jordão Magalhães, 

paulistano, empreendedor e empresário, possui MBA pela Michigan University na Michigan Ross School of Business. Sua carreira de mais de 30 anos é divida em duas fases, como colaborador premiado na área de marketing em multinacionais automobilísticas e como empreendedor conduzindo ideias, inspirando clientes e dirigindo uma equipe global de web e marketing. Mora em São Paulo e ama a Avenida Paulista, onde aplica parte dos serviços de integração digital, social e design que fazem a diferença para seus clientes em New York, San Francisco, Toronto, Londres, Buenos Aires e São Paulo.