O Centro de Educação para Surdos Rio Branco (CES), há 4 décadas, oferece atendimento para crianças e jovens surdos, em maioria provenientes de famílias de baixa renda, sempre preocupado com o respeito às diferenças e com a efetiva inclusão da minoria surda na sociedade majoritariamente ouvinte.

Proposta Educacional

Com um projeto cuidadosamente elaborado, a escola organiza seu trabalho em grandes etapas:

Programa de Estimulação do Desenvolvimento (PED) é o primeiro passo na educação de crianças surdas na escola, atendendo a faixa de 0 a 3 anos. Nesta fase, viabiliza-se o contato da criança com adultos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), motivando a comunicação, propiciando o desenvolvimento da linguagem compatível com a faixa etária e favorecendo a futura escolarização.

Educação Infantil, oferecida, prioritariamente, para crianças de 3 a 5 anos, tem por finalidade o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, físicos, emocionais, cognitivos e sociais do aluno. Diversas atividades pedagógicas e culturais de socialização e interação possibilitam o convívio  entre crianças surdas e ouvintes, fortalecendo o respeito às diferenças.

Ensino Fundamental, os alunos dedicam-se aos estudos em período integral, propiciando acesso ao currículo e projetos extracurriculares envolvendo pesquisas e atividades diversas , buscando, entre outras coisas, contemplar os diferentes estilos de aprendizagem .

O Centro de Educação para Surdos Rio Branco conta com uma equipe composta por profissionais surdos e ouvintes, altamente qualificados, bilíngues e fluentes em Libras e Língua Portuguesa, em sua modalidade escrita. O CES promove e fortalece espaços de interação e atividades sociais, culturais, linguísticas e de acessibilidade, por meio da produção de conteúdos e materiais didáticos- pedagógicos, acadêmicos e de apoio e participação nas redes sociais. Neste contexto, o uso ativo da tecnologia digital para informação e comunicação, associado a uma concepção moderna de educação faz do Centro de Educação para Surdos Rio Branco uma instituição inovadora.

Quer conhecer mais sobre o trabalho?

Acesse: www.ces.org.br 

Tel: +55 (11) 4613-8478

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Facebook: /cesriobranco

Instagram: @cesriobranco

Youtube: /tvces

 

Marco Antonio Jordão Magalhães

Publisher